terça-feira, 22 de julho de 2008

Manifesto dos Sem-Tela


Acessar, Digitar, Interagir!!! Esse é o novo grito proclamado pelas vozes do silêncio, pelos navegantes democráticos, pelos marginalizados tecnológicos, pelos infonautas do desejo.
Vivemos numa sociedade partida/repartida pela exclusão econômica social e política. Num país onde a mídia é totalmente controlada pelos grandes grupos de comunicação, a informação tornou-se um grande poder de fogo, seja na manutenção do status quo econômico, seja pelo seu potencial interativo, dinâmico, formador de opiniões e disseminador de idéias.
Em contraponto a esta realidade surge nos mais diversos cibercantos do país, grupos, entidades, militantes, intelectuais, artistas,reunidos num grande cordão interativo, em busca do acesso pleno, da informação democratizada e da comunicação em tempo real.
Este movimento pretende ligar os mais variados segmentos, romper o isolamento, incluir os excluídos e instaurar o processo da cibercidadania. As pessoas e a vida das cidades estão cada vez mais articuladas com a tecnologia e a ciência da informação. É urgente a necessidade de tornar acessíveis esses novos conhecimentos e recursos, sobretudo para os setores marginalizados pela exclusão social. Nesse sentido a nossa luta pela democratização da informação representa um grande passo para a ampliação do exercício da cidadania e pela difusão do bom uso das novas tecnologias.
Desnecessário dizer da importância de você chegar-se e “plugar-se”. Saiamos da imobilidade e conectemos os laços que nos unem visando criar uma nova realidade, que não somente aquela virtual, mas que seja palpável, transformável, interagível.
Desafiemos o destino a que nos submeteram, ou seja, não ter acesso, não ter tela, não ter, e não ser. Precisamos agir velozmente, pois o “tempo não pára”, nem espera, porém o agir exige precisão e rumo, exige as incertezas e a força das tempestades, mas também, a poesia dos sábios, a ternura e a quentura dos apaixonados. Por isso, com os mais plenos ecos virtuais, dizei : Micreiros e Micreiras de todo o mundo, on-line!!!

(Documento lançado no dia 1º de maio de 1996, durante o primeiro aniversário da Rede DHnet- Direitos Humanos na Internet.)

Nenhum comentário: